domingo, 11 de setembro de 2011

Coletor Menstrual - absorvente ecológico


Já há algum tempo ouvi falar sobre esse coletor menstrual, e achei a ideia bem interessante.

Algumas mulheres vão achar loucura e nojento. Mas tente ver com mente aberta e livre de preconceito. Depois de ver como realmente funciona tome sua decisão. Afinal todo mundo é livre para fazer o que quiser, mas é legal está aberto para novas ideias.

Todo mundo que me conhece sabe que sou super adepta aos 3 Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar). E esse produto nos permite a reduzir o nosso lixo. E ainda traz praticidade, segurança e conforto.

Você já parou pra pensar qtos absorventes são jogados fora? E qto tempo ele demora pra se decompor?
Apenas nos E.U.A são jogados fora 12 bilhões de absorventes e 7 bilhões de tampões por ano. Cada absorvente demora 100 anos para decompor.
Levando em consideração que o primeiro absorvente descartável foi inventado na década de 30. O primeiro absorvente não foi ainda inteiro decomposto. Por ai dá pra ver a situação que o planeta anda.
Logo é válido ver novas alternativas para diminuir esse lixo todo. E pelo que vi esse coletores são melhores e mais práticos do que os convencionais.  Eu estou curiosa para experimentar.  

 E agora você se pergunta que raio é esse coletor?

É um copo fabricado em 100% silicone macio e hipoalergenico que pode ser reutilizado em cada menstruação. Usado internamente, em posição mais baixa do que o absorvente interno, Ele funciona como recipiente do fluxo menstrual em vez de absorvê-lo.
Adequa-se perfeitamente ao corpo e oferece até 12 horas de proteção e conforto. Não contém látex, corantes e nem agentes branqueadores.
Pelo que pesquisei e os depoimentos que li, foi muito bem aceito pelas mulheres e profissionais da saúde.



Como colocar

Lave bem as mãos e seu MissCup. Procure uma posição confortável, na qual você se sinta relaxada. Pode ser em pé, agachada, sentada no vaso sanitário, etc. Dobre o MissCup no formato de “U” (fig. 1), ou dobre para dentro (fig. 2) e segure firmemente.

Com os músculos da vagina relaxados, separe os grandes lábios com a outra mão e insira o MissCup, começando pela parte arredondada. Coloque-o na direção horizontal (na direção do ânus).
Continue, mesmo que o MissCup desdobre-se antes de ser colocado totalmente. Insira-o até que ele fique completamente dentro da vagina (aproximadamente 1 cm da entrada da vagina). Não se deve colocar muito alto como os absorventes internos que ficam atrás do colo do útero, diferentemente do coletor menstrual que deve ficar em volta.
Isso pode causar vazamento e dificultar a retirada. Lembre-se de que a direção é para trás e não para cima. O
MissCup, depois de inserido, fica em posição mais baixa que um absorvente interno, o que facilita a remoção sem sujeira.


Para verificar se o MissCup abriu completamente, segure-o pela base perto da haste e gire o MissCup dando uma volta completa. Se isso acontecer facilmente, é porque está correto, caso contrário, retire-o e coloque-o novamente. Uma outra maneira de verificar é tentar alcançar, com o dedo indicador, perto da borda do MissCup para verificar se não tem nenhuma parte amassada por toda a volta.

Algumas mulheres preferem colocar o MissCup quase aberto, ao invés de dobrá-lo.
O MissCup não deve vazar nem durante a noite, nem praticando esportes. Se ele está aberto e no lugar correto, estará vedando toda a passagem do fluxo.
Nestes primeiros dias de uso, use um absorvente externo por precaução até você se sentir mais segura.
  
Como retirar


Para retirar, lave as mãos e puxe o MissCup pela haste até alcançar a base. Aperte levemente a base e vire-a um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e evitar a formação de vácuo. O líquido não deve sair do MissCup durante a remoção. Esvazie no vazo sanitário, lave com água e sabão neutro e insira novamente. Esse processo deve ser feito de 2 a 3 vezes ao dia.
Você pode usá-lo durante toda a noite, mas deve respeitar o intervalo máximo de 12 horas. Com o tempo você vai perceber a frequência ideal que deve removê-lo. Não é necessário tirar o MissCup para ir ao banheiro. Se você tiver que esvaziá-lo em banheiros públicos, basta tirar e limpar o MissCup com papel higiênico, lenços umedecidos, ou leve consigo uma garrafinha com água. Na próxima troca, faça uma higiene com água e sabão. Se ocorrer de você colocar o MissCup mais perto do colo do útero e ficar difícil de removê-lo, faça um pouco de força com os músculos vaginais e puxe o MissCup pela haste.
Retire-o devagar, vire-o um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e aperte um pouquinho para evitar a formação de vácuo. Agachada é uma posição que ajuda bastante, já que, assim, a vagina fica mais “curta”.
Tente relaxar, se você estiver nervosa, os músculos ficam tensos e a remoção pode ficar mais difícil. Procure esperar alguns minutos até estar tranquila para retirá-lo.
Após alguns dias de uso você fará esse processo em poucos segundos.

Como higienizar

Limpe com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia. Ao final de cada ciclo, recomendamos ferver por 5 minutos. Use somente água e sabão neutro. Outros produtos podem danificar o silicone. Para armazená-lo, seque bem e coloque no saquinho que vem na embalagem do MissCup.
Não guarde em embalagens plásticas.


 Já existe várias marcas no mercado:






 Vi sendo vendido em alguns sites brasileiros. Segundo o site, tem validade de 10 anos.



  
Esse é o mais está apostando no mercado brasileiro e sendo vendido em várias cidades brasileiras.
Vi no site e tem vendedor em Sorocaba, Campinas, Bauru e muitas outras cidades do Brasil.
Segundo o site, tem validade de 2 a 3 anos.



Esse pelo que percebi não está sendo comercializado no Brasil. só na Europa e América do Norte pel oque entendi. Não achei a validade.


Pelo que pesquisei não há contato com líquido nem na hora que colocar nem na hora de tirar, não faz sujeira. È seguro, confortável, e apesar de ficar numa posição mais baixa do que o absorvente interno, não dá pra sentir que está com ele.  Recomenda-se lavar de 2 a 3 vezes no dia. Geralmente de manhã e a noite.

Na Europa e E.U.A já está sendo bem usado e agora está no Brasil. Depois de ler tudo isso até que não é um bicho de sete cabeças, né? Achei até mais prático que absorventes normais. Não precisa ficar trocando toda hora e sem aquele odor desagradável.

Mais informções entre nos sites dos fabricantes (nos links das marcas).

Um comentário:

  1. Olá, agora temos uma outra opção de absorvente interno ecológico no Brasil. O produto Séc Natural é feito com 100% algodã natural, sendo biodegradável. www.secnatural.com.br. Boa sorte! :)

    ResponderExcluir